Você precisa ler freqüentemente o livro dos livros, a Bíblia. Temos muitas provas do eterno poder da Palavra de Deus.

  1. As vidas transformadas pela leitura e prática de suas
  2. A fidelidade dos seus inspirados escritores, muitos dos quais morreram pela fé.
  3. A coerência do conteúdo, apesar de escrito por dezenas de servos de Deus, e num período de vários séculos.
  4. O cumprimento minucioso das
  5. O testemunho de Jesus, confirmando as palavras do Velho Testamento.
  6. As recentes descobertas arqueológicas.

7.O testemunho que ela dá a respeito de si mesma: “Toda Escritura é inspirada por Deus     e          útil                           para           o                    ensino,            para a     repreensão,     para      a      correção,     para     a      educação     na     justiça, a  fim   de   que   o   homem   de   Deus   seja   perfeito   e   perfeitamente   habilitado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3.16-17.)Vantagens da leitura bíblica

  1. Ela nos fortalece. “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a Palavra de Deus permanece em vós.” (I João 2.14.) “Fortalece-me segundo a tua palavra.” (Salmo 28.)
  2. Ela nos purifica. “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.” (João 15.3.) “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? observando-o segundo a tua palavra.”(Salmo 9.)
  3. Ela nos ajuda a receber respostas de oração. “Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.”(João 7.)
  4. Ela traz gozo ao nosso coração. “Tenho-vos dito estas cousas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo.” (João 11.)
  5. Ela nos alimenta espiritualmente. “Desejai ardentemente, como crianças recém- nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento para a salvação.” (1 Pedro 2.)
  6. Ela nos traz sabedoria. “Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos…compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus ”                        (Salmo                                119.98,99.) 7.Ela orienta nossa vida e nossas decisões. “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra,     e     luz     para     os     meus     caminhos.”     (Salmo      119.105.)    8.Ela      garante       nosso       sucesso.       “Não       cesses       de       falai  deste livro da lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo a tudo quanto nele está escrito; então farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido.” (Josué 1.8.)

Como ler a Bíblia

  1. Leia na expectativa de que Deus lhe fale ao coração. Ore pedindo que Deus o ajude a entender o que lê. O salmista Davi orou assim: “Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei.” (Salmo 18.)
  2. Leia fazendo perguntas. O que Deus quer de mim neste trecho? O que é que esta passagem revela sobre Deus, sobre Jesus, sobre mim e sobre a vontade dele? Há aqui alguma ordem para eu obedecer? Alguma promessa da qual deva me apropriar? Como as verdades deste texto podem ser aplicadas à minha vida?
  3. Leia várias vezes. Para entender bem uma passagem, nada melhor que a repetição. A Bíblia é um livro que deve ser consultado com freqüência.
  4. Leia meditando. E melhor uma pequena passagem lida, entendida e aplicada, do que as muitas verdades de um texto longo, vistas superficialmente. (Salmo 1)
  5. Leia com disposição de praticar a palavra. “Tomai-vos, pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” (Tiago 22)
  6. Memorize versículos e referências. “Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma.” (Deuteronômio 18.)
  7. Onde ler

A Bíblia é composta de duas partes: o Antigo Testamento, que foi escrito antes da vinda de Jesus Cristo e contém 39 livros, e o Novo Testamento, que foi escrito depois da vinda de Jesus Cristo e contém 27 livros. Os livros são divididos em capítulos, e estes em versículos numerados.

Você deve começar com os livros do Novo Testamento. Leia o livro de 1 João e, em seguida, os evangelhos de João e Marcos. Leia os Salmos, porque serão de grande utilidade na sua vida devocional. Leia um capítulo de Provérbios por dia. Depois, Atos dos Apóstolos, Efésios, Filipenses e os demais livros da Bíblia.

Para localizar estes livros, consulte o índice que se encontra em uma das primeiras páginas. O importante é ser persistente e sistemático. Anote suas descobertas e não tenha receio de sublinhar passagens preciosas. Escreva na margem das páginas. Uma Bíblia marcada é uma Bíblia bem aproveitada.

A grande finalidade da leitura bíblica e da oração é manter uma comunhão íntima com Deus. Através dela recebemos do Senhor o alimento indispensável ao dia-a-dia de nossa vida espiritual.

A grande finalidade da leitura bíblica e da oração é manter uma comunhão íntima com Deus. Através dela recebemos do Senhor o alimento indispensável ao dia-a-dia de nossa vida espiritual.

IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO – MG

                                 www.ibatistacalvario.com.br                                                              www.marcelooquadros.blogspot.com