Quebra-gelo (5 min) – Você já passou algum tempo com falta de água em sua cidade? Qual foi sua principal dificuldade?

Tempo de Orar (5 min) – Vamos agradecer pelo cuidado de Deus por nós todo o tempo.

Tempo de Cantar (5 min) – Escolha uma música que fale de Deus como o único Deus verdadeiro.

Tempo de Compartilhar a Palavra (25 min) – Leia a meditação do dia e depois envolva os presentes nas seguintes perguntas:

  1. Como você acha que seria a experiência de atuar durante alguns meses como missionário Radical Sertão?
  2. Dentre as muitas necessidades do Nordeste, qual é a que mais lhe toca o coração? Por quê?
  3. Como você responderia se Deus chamasse você para a obra missionária em tempo integral?

Tempo de Orar (10 min) – Leia os pedidos e peça para um voluntário orar um por um à medida que se sensibilize com uma necessidade específica do Nordeste.

Tempo de Multiplicar (5 min) – Orem juntos por seus alvos de oração.

MEDITAÇÃO DO DIA 8 DE OUTUBRO

NORDESTE, O DESAFIO QUE CLAMA: “QUEM ME VALERÁ?”

“Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração,de toda a tua alma e de todas as tuas forças.”

Deuteronômio 6.4,5

 A Região Nordeste é um dos maiores desafios missionários do Brasil. Habitada por um povo alegre e aguerrido, é a segunda maior população do país, e um vasto território que abriga povos de diversas culturas e etnias.

Como alvo a ser alcançado pelo evangelho se destaca a região do semiárido, correspondentes a 57,4% da área total da região. Caracteriza-se pelo clima quente e seco devido à escassez de chuvas, numa região popularmente conhecida como sertão. Nessa área do Nordeste habitam 21.365.929 pessoas em 1.050 municípios (58,53% do total de municípios do Nordeste), sendo 38% na zona rural (IBGE 2010). Estima-se que haja 6.000 comunidades sertanejas na região Nordeste (Juvep).

Os habitantes do sertão que se declaram evangélicos são 5,5% da população. O maior desafio é na zona rural, que conta com menos de 2% de evangélicos, o

menor percentual de evangélicos do país . O Nordeste possui o pior município em saneamento, os três piores em renda per capita e os dois piores em mortalidade

infantil.

O sertanejo sofre com a miséria e os mais assustadores índices de subnutrição, além do analfabetismo. Vivendo de uma religiosidade mística – apesar da influência católica –, este povo idolatra figuras como padre Cícero e frei Damião.

O sertanejo é simples, ingênuo e de boa vontade, um povo aberto para o evangelho bíblico e com muita sede da verdade. Clama por Jesus para a salvação da alma e de projetos de compaixão e graça que minimizem os sofrimentos do corpo.

O Nordeste carece de obreiros que andem com Deus, ouçam a voz dele e o obedeçam, que se identifiquem com o povo e sua cultura, dispostos a avançar com o evangelho por meio do relacionamento discipulador, formação de líderes autóctones (da terra) e plantação de igrejas nas cidades, povoados e no sertão, levando este povo a amar o único Deus verdadeiro, Jesus.

IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO – MG

                                          www.ibatistacalvario.com.br

                  www.marcelooquadros.blogspot.com