COMUNHÃO: (10 min)

Quebra-gelo: Você se recorda dos ditos populares favoritos dos seus pais? O que sua mãe, por exemplo, dizia ou ainda diz antes de você sair de casa?

Louvor: Sonda-me, Usa-me

EDIFICAÇÃO: (40 min)

Leitura do Texto: Provérbios 1.1-7

  1. Provérbios é o livro da Bíblia que contém os principais ensinamentos para nosso dia a dia. É um verdadeiro manual para vivermos sabiamente em todas as nossas esferas de relacionamento, especialmente na família. Provérbios tem conselhos para nossa relação com o cônjuge, para ajudarem os pais na educação dos seus filhos, para os filhos viverem bem com seus pais, para sabermos lidar com o dinheiro, para mantermos pura nossa sexualidade, para nos relacionarmos com os vizinhos, sobre o lazer, para sermos justos, para os governantes que desejam exercer um bom mandato público, para patrões e empregados, sobre o uso da nossa língua e o trabalho.
  • Qual a importância da busca pela sabedoria?
  • Você tem um provérbio bíblico preferido?
  • Segundo o texto bíblico que lemos, Provérbios tem os seguintes objetivos principais: 1) oferecer ensinos sobre sabedoria e prudência; 2) nos levar a compreender a importância da disciplina; 3) nos ensinar a viver sensatamente; 4) como ser justo, direito e correto em tudo que fizermos e; 5) ajudar os mais jovens a terem responsabilidade e prudência.
  • Dos principais temas tratados no livro de Provérbios, qual(is) aquele(s) que você acha que é(são) mais necessário(s) para o tempo em que estamos vivendo?
  • E para a sua vida e a sua família?
    1. O temor ao Senhor é um dos grandes temas do livro de Provérbios, que deve ser cultivado em nossa vida pessoal e, principalmente, no ambiente familiar. No dicionário eletrônico Michaelis, Temor é “1. Ato ou efeito de temer; medo, susto. 2. Sentimento de respeito ou reverência. 3. Pessoa ou coisa que causa medo. 4. Pontualidade. 5. Escrúpulo, zelo”. Temer a Deus é algo mais amplo, pois é pré-requisito para a santidade e um relacionamento íntimo com Deus. Nos traz também a compreensão da presença do Senhor em todos os momentos e é o segredo para os bons relacionamentos, a começar na família.
    • À luz de Provérbios, qual a diferença básica entre “temor” e “medo”?
    • Por que o “temor do Senhor” é o principio de todo o conhecimento?

    PARA REFLETIR: (5 min)

    O livro de Provérbios consiste de expressões curtas, fortes e de teor prático. São ensinos que podem ser perfeitamente aplicados à vida de qualquer pessoa. Nos ensina a como sermos homens e mulheres, pais e mães, famílias e filhos vitoriosos e bem-sucedidos. Mergulhe neste poço de sabedoria e aprenda a viver bem na família, na igreja, no trabalho e na escola.

    MOMENTO DE ORAÇÃO: (5 min)

    1. Peça a Deus que dê a você sabedoria para lidar com as demandas do mundo moderno.
    2. Ore para que durante este Mês da Família, sua igreja alcance muitas famílias para Cristo e que a sua seja parte deste processo.

    IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO – MG

    www.ibatistacalvario.com.br

    www.marcelooquadros.blogspot.com