Introdução

Uma prática muito importante na vida do cristão é o seu relacionamento com Deus pela oração. Agora somos filhos de Deus e podemos nos achegar ao nosso Pai,  com liberdade e intimidade, e conversar com Ele sobre a nossa vida. A oração é um meio pelo qual podemos entrar na presença de Deus. Por meio dela podemos exaltar, glorificar e louvar a Deus por tudo o que Ele é e faz; podemos expressar a nossa fé e confiança no Senhor e também o nosso amor. Por meio da oração podemos confiar a Deus as nossas necessidades e também interceder por outras pessoas. Deus quer que trabalhemos com Ele em oração, permitindo que Ele cumpra a Sua vontade para conosco e para com o mundo em que vivemos. Através da oração também lutamos contra Satanás, o inimigo de Deus e frustramos os seus planos. A oração é, portanto, uma arma poderosa imprescindível à vida cristã. Devemos, com prazer, dedicar um bom tempo para estarmos com Deus em oração.

    – O Valor da oração

  1. Em Jeremias 33.3 está uma das maiores promessas da Bíblia. Transcreva essa promessa e apodere-se dela pois também foi escrita para você:
  2. Leia cuidadosamente as passagens citadas e responda as perguntas com as suas próprias palavras:
  3. O que podemos fazer para receber ajuda em nossas necessidades diárias?

“Por isso tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda”(Hebreus 4.16).

  1. Qual a grande dádiva dada por Deus que nos assegura que Ele suprirá todas as nossas necessidades?

“Porque ele nem mesmo deixou de entregar o próprio Filho, mas o ofereceu por todos nós! Se ele nos deu o seu Filho, será que não nos dará também todas as coisas?”(Romanos 8.32)

  1. Com que propósito Deus responde a oração?

“E tudo o que vocês pedirem em meu nome eu farei, a fim de que o Filho revele a natureza gloriosa do Pai”(João 14.13).

  1. Por que devemos nos achegar a Deus, em oração, por meio de Jesus Cristo?

“Jesus respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim”(João 14.6).

“Pois existe um só Deus e uma só pessoa que une Deus com os seres humanos, o ser humano Cristo Jesus”(1 Timóteo 2.5).

  • – Para que devemos orar
  1. O que devemos fazer se quisermos receber alguma coisa de Deus?

“Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate”(Mateus 7.7,8).

“Até agora vocês não pediram nada em meu nome; peçam e receberão para que a alegria de vocês seja completa”(João 16.24).

“Vocês querem muitas coisas; mas, como não podem tê-las, estão prontos até para matar a fim de consegui-las. Vocês as desejam ardentemente; mas, como não conseguem possuí-las, brigam e lutam. Não conseguem o que querem porque não pedem a Deus”(Tiago 4.2).

  1. Que coisas podemos pedir ao Senhor em oração?

“Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que  vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido”(Filipenses 4.6).

  1. Mencione algumas coisas pelas quais devemos orar:

“Venha o teu Reino. Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu! Dá-nos hoje o alimento que precisamos. Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos os que nos ofenderam. E não deixes que sejamos tentados, mas livra-nos do mal. Pois teu é o Reino, o poder e a glória, para sempre. Amém!”(Mateus 6.10-13)

  • – Como orar
  1. Quais as coisas pelas quais a oração não é respondida?

“E, quando pedem, não recebem porque os seus motivos são maus. Vocês pedem coisas a fim de usá-las para os seus próprios prazeres”(Tiago 4.3).

“Vocês estão pensando que o Deus Eterno perdeu a força e não pode nos salvar? Ou pensam que ele está surdo e não pode nos ouvir? Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as suas maldades que fazem com que ele se esconda de vocês e não atenda as suas orações”(Isaías 59.1,2).

  1. Descreva alguns requisitos necessários para que Deus responda a oração:

“Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é certo: Ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade”(1 João 1.9).

“Tu estás lá nas alturas, mas assim mesmo te interessas pelos humildes, e os orgulhosos não podem se esconder de ti”(Salmo 138.6).

“Se crerem, receberão tudo o que pedirem em oração”(Mateus 21.22).

“Quando chegar aquele dia, vocês não me pedirão nada. E eu afirmo a vocês que isto é verdade: Se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará”(João 16.23).

“Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: Se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, temos a certeza de que ele nos ouve”(1João 5.14).

Conclusão

  1. Quais algumas características da vida de Jesus referentes à oração?

“Depois de mandar o povo embora, Jesus subiu um monte a fim de orar sozinho. Quando chegou a noite, ele estava ali, sozinho”(Mateus 14.23).

“De manhã bem cedo, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou, saiu da cidade, foi para um lugar deserto e ficou ali orando”(Marcos 1.35).

“Naquela ocasião Jesus subiu um monte para orar e passou a noite orando a Deus”(Lucas 6.12).

  1. Quando devemos orar? E que atitude devemos ter ao orar?

“orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês, por estarem unidos com Cristo Jesus”(1 Tessalonicenses 5.17,18).

  1. Faça uma lista de coisas que você pode agradecer a Deus e faça outra lista de pedidos para você começar a orar hoje

Oração

“Senhor, ensina-me a orar. Amém.”

Versículo para decorar

“Clama a mim e responder-te-ei”(Jeremias 33.3).

IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO – MG

      www.ibatistacalvario.com.br –                   www.marcelooquadros.blogspot.com