Texto Base: Josué 13:1

Quebra-gelo: Você já conquistou algo importante em sua vida? Qual foi a sensação?

Introdução: No texto lido como base, Deus chega a Josué quando este já estava velho e diz:“Você já está velho, e ainda há muita terra para ser conquistada”. Mesmo alcançando muitas conquistas em sua vida, Josué não conseguiu conquistar toda terra que Deus tinha preparado para ele e seu povo.

A Bíblia diz em Efésios 3:20 que Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo que pedimos ou pensamos.

As bênçãos que Deus tem reservada par nós são inesgotáveis. Em Cristo Jesus nós já somos mais que vencedores, Ele já conquistou na cruz, todas as bênçãos para nós. Nesta noite vamos aprender com Josué:

03 SEGREDOS DE UM CONQUISTADOR

1º Segredo – TER UM CORAÇÃO DE SERVO – Êx 24:13 – 1 Pe 5:5

Este é primeiro segredo de um homem de Deus que vive uma vida de conquista. A primeira vez que o nome de Josué aparece na Bíblia, Ele já é identificado como servo de Moisés. Josué descobriu cedo o segredo de um conquistador. Muitas pessoas têm dificuldades de se sujeitar no trabalho, igreja, família, e infelizmente seu coração soberbo e orgulhoso o impede de viver em conquista.

PERGUNTAComo suas palavras, como você define uma pessoa humilde?

2º Segredo – TRBALHO e ESFORÇO – Nú 14:6-10 – Prov 12:14

Não basta só trabalhar tem que ser esforçado. Um conquistador é alguém que não mede esforço para conquistar. O povo de Israel queria herdar a terra prometida, mais não queria lutar, se esforçar, trabalhar, precisamos entender que o trabalho e o esforço é princípio de Deus para conquistarmos, porém jamais podemos permitir que o trabalho ou fruto do trabalho nos afaste de Deus e Sua obra.

PERGUNTAMuitas pessoas não conquistam por falta de trabalho e esforço, outras acabam se afastando de Deus por causa de trabalho, qual a sua opinião sobre isto?

 3º Segredo – ANDAR COM DEUS – Êxodo 33:11 – Josué 1:8

Josué desde sua mocidade andava pertinho de Deus. Quando Moisés subiu ao monte para receber a Lei, Josué estava ao pé do monte. (Ex 32:15-17) Ele não se afastava de Deus, tinha prazer em meditar na Palavra de Deus. É triste saber que muitas pessoas estão interessadas em uma vida de conquista, porém não tem prazer em caminhar fielmente com Deus.

PERGUNTAEm sua opinião, o que mais nos atrapalha de andar pertinho de Deus?

CONCLUSÃO: Jesus já conquistou tudo o que precisamos na cruz do calvário, precisamos nos entregar a Ele a cada dia, mas também precisamos fazer a nossa parte como Josué fez, andando em humildade, trabalhando duro e se esforçando para conquistar, e o mais importante, andar pertinho de Deus, confiando em sua infinita graça!!!

IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO – SÃO JOÃO DO PARAÍSO – MG

www.ibatistacalvario.com.br –                   www.marcelooquadros.blogspot.com